Sempre achei que o momento mais empolgante é quando você inicia uma nova ideia ou marca/empresa. Você senta e procura o domínio perfeito para o seu novo site! Deixe-me compartilhar alguns pensamentos sobre o que eu acho que você deveria levar em consideração antes de comprar.
Algo curto
Meu primeiro conselho é mantê-lo curto. Às vezes, os usuários precisam se lembrar do seu domínio em determinadas circunstâncias; portanto, quanto menos caracteres tiverem que digitar, melhor. Idealmente, tente mantê-lo em uma ou duas palavras; no meu caso, fui com caioschiaco.com.br.
Fácil de dizer/pronunciar
De vez em quando, você precisará compartilhar seu domínio verbalmente com outras pessoas. O domínio do site deve ser fácil de lembrar, mas também é importante que seja fácil de dizer e entender. Se o usuário não acertar, as consequências podem ser fatais e você pode perder um novo lead, venda ou conversão. Antes de pressionar o botão de compra, pode valer a pena dizer o domínio em voz alta e compartilhá-lo com amigos/família para garantir que eles possam lembrar, digitar e compartilhar corretamente.
O sufixo certo
Aposto que você já acessou um site com um sufixo atraente, como .dev, .group ou .org. O sufixo pode ser uma parte significativa do domínio, pois geralmente define o assunto antes mesmo de você visitar o site. Se você vir um URL com .gov, imediatamente começará a confiar no site; da mesma forma, se você vir um domínio .com.br, saberá que a empresa tem como alvo clientes do Brasil. Eu tenho algumas regras gerais com as quais aconselho meus clientes de web design:
- Você é uma organização sem fins lucrativos? .org pode ser um excelente sufixo de construção de confiança.
- Você é educacional? .edu pode ser perfeito.
- Você quer parecer moderno e inovador? Usar um dos sufixos mais recentes como .dev, .group, .app e .jobs pode ser uma ótima maneira de mostrar isso.
- Você está segmentando um país específico? Torne-se local com .co.uk, .au, .jp, .br etc.
- O site é para um público global? .com pode ser a opção perfeita!
O Assunto
Anos atrás, quando comecei como web designer freelancer, os clientes compravam domínios contendo a palavra-chave, como arvoresdenatal.com.br. Tornou-se menos popular, mas pode permanecer muito influente na classificação de palavras-chave específicas. Portanto, você pode querer classificar sua palavra-chave principal; digamos que você seja um cabeleireiro e queira segmentar apenas uma área geográfica específica; salaotatuape.com.br (onde salao seria o nome de sua empresa) pode ser perfeito. A outra abordagem mais tradicional é usar o nome de sua marca diretamente, como fiz com meu nome neste site. Aqui não há certo ou errado; depende apenas de seus objetivos e do que você deseja que seu site faça por você.
Evite hifens
Uma opinião pessoal, mas eu evitaria hifens. Eles criam confusão e são outra casca de banana em potencial para os usuários. Mantenha a simplicidade combinando palavras, assim como meu site. Apenas tome cuidado com o texto, pois alguns contratempos indesejados podem ocorrer.